Ossos “vivos” são criados por cientistas em impressora 3D
Cientistas australianos desenvolveram uma tecnologia que permite fabricar ossos artificiais com células vivas usando uma tinta especial e uma impressora 3D. A técnica de bioimpressão produz estruturas ósseas que “calcificam em questão de minutos”.
Segundo o doutor Roohani, um dos criadores da novidade, o processo funciona basicamente como a fabricação de blocos de construção em forma de tecidos ósseos. A tinta cerâmica feita de fosfato de cálcio é formulada para se solidificar rapidamente e sem toxicidade quando exposta aos fluidos corporais de um paciente.
Agora, o próximo passo da pesquisa é uma nova fase de testes em animais para estabelecer se as células vivas continuam se desenvolvendo depois de implantadas em um tecido ósseo orgânico.
Empresas do ramo de tecnologia médica e cirurgiões já demonstram interesse na novidade. Se bem-sucedido, o recurso pode ser explorado para diversas aplicações clínicas, suprindo a grande demanda por implantes para reparação de problemas causados por traumas ou doenças.
Comentários
Postar um comentário
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog ItingaTV. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.