Reportagem em destaque:











Instituição promove campanha de auxílio a profissionais do sexo durante a pandemia



A Associação de Prostitutas da Itália lançou uma campanha de auxílio para as profissionais do sexo da Bahia, categoria que tem passado dificuldades devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Em parceria com a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), a associação busca arrecadar fundos para ajudar cerca de 120 profissionais. Em entrevista para o programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM (103.9), o gerente administrativo do IBCM, Alfredo Dorea, descreveu o cenário enfrentado por muitas dessas profissionais durante o toque de recolher vigente em todo o estado.

“Muitas dessas profissionais estão abandonadas. Por conta das restrições de trabalho nesta pandemia, e com o trabalho na rua como única fonte de renda, muitas delas não tem sequer o que comer. Com o toque de recolher elas não tem nenhum modo de arrecadar recurso e nós conseguimos, graças a algumas pessoas solidárias, arrecadar alimentos que distribuímos entre essas profissionais. São normalmente jovens, mulheres, transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade. Informamos a alguns órgãos públicos e até o momento não teve nenhuma ajuda efetiva”, informou.

Um alento para a manutenção do programa social veio com a parceria com a associação italiana, que tem sede na cidade de Trieste, costurada por uma voluntária italiana que reside na capital baiana.

“Fizeram uma vaquinha online com o objetivo de arrecadar fundos e as meninas da Itália promovem um encontro virtual onde trocaremos informações, teremos um momento cultural e artístico e vamos ajudar essas trabalhadoras em situação de vulnerabilidade”, pontuou.

Alfredo reiterou ainda a necessidade de conscientização através de campanhas como esta e do dialogo com a sociedade para minorar o preconceito vivido por muitas trabalhadoras da categoria, sobretudo as transexuais e travestis.

“Tem muita discriminação e preconceito sobretudo nesse momento moralista que o país vive. Mas é bonito ver também quanta gente tem se sensibilizado com a situação e ajudado essas meninas”.

A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) atua em Salvador desde 1989 quando sua fundadora, Maria Conceição Macedo dos Santos, alugou os primeiros quartos para alojar os pacientes portadores do vírus HIV/AIDS que tinham alta no hospital em que ela trabalhava como auxiliar de enfermagem.

Os interessados em participar da vaquinha online podem acessar aqui.

Comentários

widget

Vídeo exclusivo em destaque




Curta a nossa página