Reportagem em destaque:











Mais de 100 presos são liberados do Conjunto Penal de Lauro de Freitas para 'saidinha temporária' de Páscoa

 Durante as 'saidinhas' os presidiários podem visitar a família e amigos como parte do processo de ressocialização

Conjunto Penal de Lauro de Freitas
Conjunto Penal de Lauro de Freitas Crédito: Divulgação

Mais de 100 presos do Conjunto Penal de Lauro de Freitas foram liberados para a 'saidinha temporária' de Páscoa nesta terça-feira (26).  Segundo a  Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), a ação acontece em cumprimento de ordem judicial prevista em lei.

No total, 108 detentos que atualmente cumprem regime semiaberto estão nas ruas. Os presidiários devem retornar para o Conjunto Penal na próxima semana.

O que são as saídas temporárias?

Até cinco vezes em um mesmo ano, os detentos que cumprem pena em regime semiaberto têm o direito de sair do presídio ao qual estão alocados. Durante as “saidinhas temporárias” os presidiários podem visitar a família e amigos como parte do processo de ressocialização.

As cinco saídas temporárias, de sete dias cada, acontecem em datas específicas - normalmente coincidentes com feriados ou situações comemorativas.

As visitas têm duração de sete dias e podem incluir uma série de restrições a serem respeitadas, como ficar em casa durante a noite, não frequentar bares, casas noturnas ou casas de jogos de azar, deixar a cidade onde a família reside etc.

Fim das “saidinhas”?

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (20) o projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. A proposta já havia passado pela análise da Casa, mas voltou à votação em Plenário porque sofreu modificações no Senado e agora será encaminhada à sanção presidencial.

Os deputados mantiveram a alteração feita no Senado que permite a saída temporária de presos para frequentar curso profissionalizante, de ensino médio ou superior, exceto aos condenados por crime hediondo ou crime praticado com violência ou grave ameaça à pessoa.

A proposta aprovada também prevê a realização de exame criminológico para permitir a progressão de regime de condenados e estabelece regras para a monitoração de presos com o uso de tornozeleira eletrônica.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

widget

Vídeo exclusivo em destaque




Curta a nossa página